domingo, 22 de janeiro de 2012

Promessa de Aidan: Poupatempo de serviços segue emperrado

O impasse para construção do Poupatempo de serviços em Santo André não tem prazo para acabar. Localizado à rua Antônio Cardoso, bairro Bangu, o terreno disponibilizado pela prefeitura em dia 8 de dezembro de 2010,  da empresa química Rhodia, ainda está sob análise da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cestesb).

O órgão estadual constatou que área estava contaminada por metais, solventes e fenóis e vetou uso. Procurando uma forma de solucionar o problema, a administração municipal protocolou novo pedido de investigação ambiental, em 25 de maio de 2011, na qual foi escolhida apenas parte da área para receber o equipamento.

Devido à falta de informações técnicas para concluir a análise, a Rhodia teve de entregar novos dados em dezembro do ano passado. Segundo informações da assessoria de imprensa da Cetesb, o novo laudo técnico ainda não tem dada para ser entregue.

De acordo como especialista em direito ambiental Virgilio Alcides de Farias, por precaução, o local não deveria receber o Poupatempo. “É muito arriscado colocar um equipamento desses, que tem grande movimentação de pessoas, em uma área que passou por contaminação pesada durante muitos anos”, destacou.

Segundo Farias, a administração deveria devolver a área, para a Rhodia tomar as medidas cabíveis. “É uma irresponsabilidade do poder público municipal insistir nesse terreno, já que o custo para descontaminar pode sair mais alto do que construir o equipamento”, afirmou.

Quando questionado, em 2011, sobre a possibilidade de indicação de outro terreno para construção do Poupatempo na cidade, o prefeito Aidan Ravin respondeu afirmativamente, mas disse na ocasião que não poderia revelar o local.

Sem opção - Enquanto a novela do Poupatempo de Santo André não chega aos últimos capítulos, a unidade de São Bernardo fica responsável em atender toda a região. Desde a inauguração, em 2001, foram mais de 36,8 milhões de atendimentos.

É o caso de Antonio Ribas que foi até a unidade de São Bernardo tirar a segunda via do RG e o licenciamento do carro. “Moro em São Caetano, mas lá tenho de fazer cada documento em um lugar diferente. Preferi vir aqui e resolver tudo de uma vez”, contou.

O aposentado disse gostou do atendimento e, mesmo sendo um pouco mais longe de casa, vale a pena. “Tive que vir de carro, mas fomos bem atendidos”, disse.

http://www.diarioregional.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário