quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Abandonado pelo governo Aidan córrego sem canalização vira cratera em Santo André

Moradores denunciam o descaso do Semasa
com a paralisação das intervenções
Os moradores da Estrada Cata Preta, no Jardim Santo André, em Santo André, estão preocupados com grande buraco que está aumentando a cada chuva atrás das casas. Segundo Carlos Alberto Rondoni, que vive ao lado da cratera, a origem é uma obra abandonada pelo Serviço Municipal Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa).

“O córrego era todo canalizado. No ano passado, o Semasa realizou algumas obras para colocar canos maiores, mas interrompeu, deixando do jeito que está até hoje”. A autarquia informou que está apurando o caso.

Devido às obras, as casas estão com as paredes rachadas, sem falar na causa que mais atormenta as famílias: as inundações. Após 14 anos de sossego sem alagamentos, os moradores voltaram sofrer com o problema. Henrique Vieira mora atrás da cratera e também teve a casa invadida pela água na chuva de terça-feira (17). Porém, segundo o munícipe, não foi tão grave, quanto nos vizinhos. “Na minha casa alagou em todos os cômodos, mas não passou do rodapé, mas teve três pessoas perderam muita coisa”, destacou.

Carlos Rondoni, por exemplo, perdeu vários equipamentos de som, computador, documentos e colchões. “A água chegou a atingir 80 centímetros. Ainda tem as marcas nas paredes”, pontuou. Segundo o morador, os problemas com inundações começaram apenas após o início das obras no córrego.

Focos da dengue - Abandonado, o local está acumulando entulho, lixo, até pneus, trazendo risco à vizinhança com focos de dengue. As manilhas abandonadas no local marcam o descaso com a obra. “A lateral do córrego é utilizada como passagem por pedestres para cortar caminho, mas nos últimos tempos há alguns usuários de drogas que estão frequentado o espaço”, disse Vieira.

O morador também está preocupado com a margem do córrego que está se aproximando de sua residência. “Conforme chove as margens vão cedendo cada vez mais, até o muro que havia ali já caiu buraco adentro”, explicou Veira.

http://www.diarioregional.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário