quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Assaltos assustam comerciantes da Vila Assunção

Tradicional centro comercial, a Vila Assunção, em Santo André, começou o ano com medo. Desde outubro, criminosos atraídos pelo dinheiro das lojas e clientes vêm agindo na região. Assustados, empresários e funcionários vêm tentando alternativas, como a instalação de câmeras e até um abaixo-assinado para cobrar ação da polícia contra os bandidos. Mas até agora o resultado foi pouco.
"Não tem jeito, tivemos que contratar segurança para ficar na porta dia e noite, colocar câmera, sistema de alarme e até uma luz especial de presença, que acende quando alguém para no estacionamento", disse Luís Caldas Fernandes, 68 anos, há 33 deles dono de uma churrascaria. O local foi palco de um assalto há cerca de dois anos, onde todos os funcionários foram feito reféns. Desde então, ele garante que a situação piorou.

Investir em aparelhos de segurança também foi a medida na loja de roupas de surfe onde trabalha Adriana Campos, 23, assaltada no sábado. Por volta das 10h, dois homens, um deles armado, entraram. O alvo era o estoque. "Nem acreditei", disse. Era a segunda vez que passava por aquilo em menos de três meses. "A gente percebe que eles passam, olham pela vitrine o que interessa, marcam clientes para depois poder seguir eles pela rua."

O abaixo-assinado foi apoiado por todos os comerciantes e foi parar nas mãos da Prefeitura em novembro. A principal exigência é a abertura de um diálogo com a Secretaria de Segurança Pública para a construção de uma base da Polícia Militar na região. Mas o caminho é longo e passa à revelia do poder municipal. As rondas existem, mas são insuficientes, segundo eles.

Enquanto isso, o jeito é registrar todas as ocorrências, para que haja banco de dados. Segundo a Polícia Civil, a área atrai muitos criminosos da favela da Gamboa e Jardim Cristiane pela proximidade. O 1º DP (Centro) da cidade possui grande acervo com fotos de ladrões já fichados para identificação.

Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário