sábado, 24 de setembro de 2011

Falta de competência: Planetário do Parque Escola Sabina continua no papel

Sabina: ainda sem planetário, quatro anos após inauguração. Foto: Andris Bovo
Sabina: ainda sem planetário, quatro anos após inauguração. Foto: Andris Bovo
 
Previsão inicial de inauguração era em 2008

Quatro anos após a inauguração do Parque Escola Sabina, em Santo André, o planetário projetado para funcionar no local ainda não está aberto ao público. O equipamento foi projetado para ser o terceiro maior do Brasil, com capacidade para realizar sessões para até 280 pessoas.

A construção do planetário começou durante a administração do ex-prefeito João Avamileno (PT). Inicialmente, a previsão era que o local seria aberto oficialmente em 2008. “Era para ter sido inaugurado naquele ano, os equipamentos já estavam comprados, mas tivemos problemas com o término da obra, a construtora atrasou e por isso postergamos o prazo para 2009”, justificou. Na opinião de Avamileno, o espaço já poderia estar em funcionamento há aproximadamente dois anos. “Quando saí, o prédio já estava pronto e os equipamentos estavam quase todos comprados. A nossa previsão era que o próximo prefeito inaugurasse, no máximo, até o fim de 2009, não sei por que isso ainda não aconteceu”.

A secretária de Educação de São Bernardo, Cleuza Repulho, que era titular da pasta em Santo André na época, foi procurada para dar maiores detalhes sobre o projeto, mas preferiu não se pronunciar sobre o tema.

Durante a inauguração do Pinguinário em 2009, o atual prefeito Aidan Ravin disse que a demora na entrega do planetário estava sendo causada por problemas burocráticos na alfândega. Durante duas semanas a reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura para obter mais informações. Apesar de informações de que o planetário estará em funcionamento ainda neste ano, a assessoria se recusou a confirmar a nova data e a informar a causa da demora na inauguração do espaço.

São Bernardo  - Além de Santo André, São Bernardo também pretende disponibilizar equipamento voltado para análise e estudo dos fenômenos astronômicos. A Prefeitura planeja a construção de planetário na Cidade da Criança, mas não soube precisar quando o espaço estará em funcionamento.

Em nota, a administração informou que, devido às obras para consolidação da Cidade da TV Brasileira, construída também na Cidade da Criança, “a reforma do planetário fica para uma próxima etapa do projeto de revitalização do parque e ainda não tem data prevista de inauguração”. 
 
http://abcdmaior.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário