quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PT reinicia plenárias para indicar investimentos a Aidan

A bancada de vereadores do PT de Santo André deu início ontem ao 3º Orçamento Participativo Alternativo na região do bairro Camilópolis. Até o dia 24 de setembro, a caravana vai percorrer 12 localidades da cidade a fim de coletar reivindicações junto à população para encaminhar ao prefeito Aidan Ravin (PTB). A ferramenta, marca das administrações petistas, é instrumento de participação popular, que busca formato que amplie debate entre comunidade e governo.

Segundo o líder do PT na Câmara, vereador Antonio Leite, que coordenou a primeira plenária, em dois anos de existência, o OPA já conquistou resultados importantes. "Duplicação da Avenida Jorge Bereta, no Curuçá, revitalização da Rua Clara, no Camilópolis, construção do escadão da Lavoisier, no Parque Andreense, e recapeamento das ruas Cambuci e Jacarandá, no Conjunto Prestes Maia, são exemplos de intervenções conquistadas por meio deste trabalho."
O OPA foi criado em 2009 como forma de retrucar o chefe do Executivo andreense, que resolveu suspender a iniciativa, implantada pelo ex-prefeito Celso Daniel, morto em 2002. De acordo com a Prefeitura, a ferramenta servia apenas como forma de fomentar bagagem eleitoral. Por conta disso, o secretário de Orçamento e Planejamento, Arnaldo Augusto Pereira, disse que a gestão petebista preferiu adotar Orçamento Estratégico. A tática permite apresentação de emendas no valor de R$ 210 mil para cada vereador.

Nas duas edições anteriores do OPA, segundo os organizadores, a atividade contou com a participação de 1.500 pessoas e encaminhou mais de 200 reivindicações ao Executivo, sendo que 33 foram transformadas em emendas ao Orçamento. "Estamos confiantes que esse ano o OPA vai superar ainda mais nossas expectativas, já que este é instrumento que deixa cara-a-cara a população e seus representantes", defende Leite.

O petista sustenta que a iniciativa tem caráter propositivo. Para ele, a população continua apontando necessidades e prioridades de cada região, mas agora as demandas de cada plenária são encaminhadas à Prefeitura por meio de indicações ao Orçamento. "As experiências de antigo OP dão a medida acerca das prioridades de investimento público. Concede a oportunidade da prática da inversão de prioridades."

http://www.dgabc.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário