quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Parque Celso Daniel sofre problemas pelo abandono do governo Aidan

Frequentadores reclamam de descaso e falta de manutenção com o local; Prefeitura diz ter projetos para solucionar os problemas

O parque Celso Daniel, um dos mais movimentados da região, durante o período da noite fica à própria sorte. A Prefeitura de Santo André afirma que a área precisa de reformas estruturais, mas não tem data para iniciar as obras.

Sem iluminação e com poucos guardas municipais, os frequentadores reclamam da falta de segurança e das práticas ilícitas de alguns usuários.
Desde sua criação, em 1973, o parque Celso Daniel sofre com problemas de segurança. Em 1999, era monitorado por 23 câmeras de segurança e contava com um efetivo de 25 guardas municipais. Atualmente, nenhuma câmera funciona e o número de guardas foi reduzido para 24 (14 no período da manhã e dez à noite).

Os problemas não param por aí. A área verde de 64.650 m² conta ainda com “usuários de droga e muita prostituição", afirma Jeremias Pereira, 50 anos, frequentador do local. 

A reportagem do Metro ABC esteve no local na última terça-feira e conversou informalmente com um guarda. "A ronda não acontece. Nós ficamos aqui na portaria, caso algum usuário nos acione, vamos até o ocorrido", afirmou.

Segundo a prefeitura, “existe um projeto de reforma para o parque que já foi iniciada, mas por conta das fortes chuvas teve o cronograma adiado”. A reportagem não encontrou nenhum indício de reforma por toda a extensão do local.

A falta de manutenção, como brinquedos isolados para uso e falta de cerca no campo de futebol, um dos únicos locais iluminados do parque, também foi alvo de crítica dos usuários. A prefeitura informou que os parques da cidade possuem rondas setoriais e a pé.

Informou ainda que o local vai receber uma das 48 academias ao ar livre, equipadas com aparelhos de ginástica e alongamento. Até o final desta edição, a prefeitura não informou o número de ocorrências policiais acontecidas no local no ano passado.

Parque já funcionou durante 24h

O parque conhecido hoje como Celso Daniel era o único do estado a funcionar 24 horas. Nos anos 1920, o local onde o parque Celso Daniel foi construído era a chácara São Luiz. No fim dos anos 1940, o terreno foi comprado pela General Eletric.

Na década de 1970 a prefeitura desapropriou a área e, em 1978, construiu o parque. A área verde foi nomeada como Duque de Caxias.

O conceito de um parque aberto a qualquer hora do dia com segurança foi criado pelo ex-prefeito Celso Daniel, que reformou o espaço no final da década de 1990. Após sua morte, em 2002, o espaço de lazer passou a se chamar Celso Daniel. 

Do Metro ABC noticias@band.com.br

Um comentário:

  1. Através do Cidade Interativa eu pedi a reforma da praça Hebert de Souza - Betinho no Jardim Alvorada, que sofre um descaso total, sem iluminação, uma quadra sem trave e sem grades. Recebi a seguinte resposta: "Não há possibilidade de atendimento neste momento devido a falta de recurso específico para a intervenção".
    Impressionante como este governo é um desastre!
    FORA AIDAN!

    ResponderExcluir