segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Jornal do Aidan mostra Santo André inexistente

Capa chama a atenção para nenhuma criança sem escola; Na página 4, mais citações sobre a garantia de escola / ReproduçãoMaterial com prestação de contas do município diz que não há crianças fora da escola

Moradores de Santo André, na Grande São Paulo, recebem em casa desde o final do mês passado jornal com prestação de contas da prefeitura. Entre inúmeras notícias sobre as obras que supostamente teriam sido realizadas, está a de que nenhuma criança está fora da rede municipal de ensino.

A página 4 da prestação de contas possui o título “Toda criança que nasce em Santo André tem vaga na escola”.

A fila maior está nas regiões de periferia e para alunos que precisam de berçário, com até 4 anos de idade. Na creche João de Deus, Vila Suiça, por exemplo, a espera tem cerca de 80 crianças. A informação na secretaria é de que unidades próximas ao Centro possuem mais vagas.

O material distribuído aos moradores foi confeccionado em ano de eleições municipais e é financiado com dinheiro público. Mesmo assim, não há informações sobre a tiragem do material nem os custos totais no jornal.

Pela lei eleitoral, os municípios podem veicular propagandas até 7 de julho, mas sem ultrapassar o orçamento gasto nos últimos três anos. A prefeitura foi procurada desde quinta- feira, mas não se pronunciou sobre o assunto até o fechamento desta edição.

A fiscalização da aplicação da verba pública deve ser feita pela promotoria de Cidadania do Ministério Público. O órgão afirmou não ter recebido denúncias sobre o assunto.

Um comentário: