quarta-feira, 7 de março de 2012

Aidan dispensa cerca de 600 funcionários e escolas ficam sem auxiliares para deficientes

Propaganda mentirosa do governo Aidan
Mães reclamam que têm sido convocadas para cuidar dos filhos e dizem que funcionários sem capacidade técnica têm de ajudar as crianças


O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), cancelou, em dezembro, o contrato com a ONG Ideal (Instituto de Desenvolvimento, Educação, Análise e Legislação), o que provocou a dispensa de centenas de funcionários que atuavam em escolas – cerca de 600 . Entre os dispensados estão os auxiliares de professores, responsáveis por cuidar de alunos com deficiência.

Mães reclamam que têm sido chamadas para cuidar dos próprios filhos devido a ausência desses auxiliares, mas muitas não têm condições porque trabalham durante o dia. Em algumas escolas, as faxineiras, sem qualquer tipo de treinamento, são colocadas para dar alimentação, trocar fraldas e cuidar das crianças com deficiência.

“Levei meu filho dois dias na escola, mas como colocaram as faxineiras, que não possuem capacidade técnica para cuidar dele, preferi deixá-lo em caso até que façam a contratação de pessoas especializadas no atendimento às crianças. Meu filho tem sete anos e tem paralisia cerebral. Se ele tiver uma crise de convulsão, até chamarem alguém ele vai morrer”, afirmou a mãe Ângela Maria Franco do Prado. O filho dela estuda na Escola Cândido Portinari, no Jardim Guarará.

Funcionários de algumas escolas que preferiram não se identificar por medo de retaliação disseram que a situação é crítica e que a administração começou a chamar nesta semana pessoas para substituir os funcionários dispensados pelo Instituto Ideal, mas o problema está longe de ser solucionado. “Tem escolas com mais de 20 deficientes e com apenas um auxiliar. Está muito difícil a situação”, disse a funcionária de uma escola.
O vereador Tiago Nogueira (PT) deve apresentar nesta quinta-feira (08/03) requerimento de informações sobre o assunto. A intenção é saber por que não houve um planejamento antes do início do ano letivo para não prejudicar as mães, já que muitas trabalham.

A reportagem  procurou a Prefeitura e desde a última sexta-feira (02/03) espera por respostas aos questionamentos feitos sobre o assunto, mas até o fechamento da reportagem não havia dado retorno para se posicionar.

O Instituto Ideal foi contratado, no início do governo Aidan, para coordenar os projetos Na Escola, Ação e Movimento, Projeto de Inclusão e Projeto Experimentação de Conhecimentos Científicos e Artísticos, além de gerenciar os programas correspondentes à EJA (Educação de Jovens e Adultos).

http://www.abcdmaior.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário