quinta-feira, 22 de março de 2012

Aidan deixa 120 CGMS em situações irregular por falta de credenciais

 
Guardas foram contratados pela Prefeitura em outubro do ano passado. Foto: Andris Bovo
Guardas foram contratados pela Prefeitura em outubro do ano passado. Foto: Andris Bovo
 
Sindserv aponta demora excessiva na regularização já que treinamento de guardas iniciou em julho e contratação em outubro

Os 120 GCMs (Guardas Civis Municipais) contratados pelo governo do prefeito Aidan Ravin (PTB) estão sem credenciais desde outubro do ano passado, quando foram contratados pela Prefeitura. A denúncia sobre a  irregularidade é do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos de Santo André).
O diretor da entidade Carlos Alberto Pavan, que também é guarda, disse que o fato causou problemas para um dos GCMs que, ao ser abordado em uma operação de rotina da PM (Polícia Militar), não tinha como se identificar. “O guarda ficou por mais de uma hora com os policiais, porque estava armado e não possuía credencial da Guarda para confirmar seu registro e o prontuário dele na Prefeitura”, disse.

De acordo com Pavan, a demora é excessiva já que o treinamento do efetivo inciou em julho de 2011, sendo a contratação feita em outubro. O Sindserv ainda informa que 80 GCMs contratados em 2009 estão com as credenciais vencidas.
A Prefeitura confirmou que os guardas contratados em outubro estão sem o documento, mas que está em fase de emissão das credenciais, identificação papiloscópica e assinatura.
De acordo com a administração Aidan, esse processo envolve qualificação, cadastramento, expedição de certidões (Atestado de Antecedentes Criminais; Quitação Eleitoral), documentos pessoais (R.G.; C.P.F.; Reservista e comprovante de Endereço); emissão de credencial; identificação papiloscópica, assinatura de um atestado médico.
Depois de todo esse processo, ainda será encaminhado ofício para análise individual, emissão de número de Credencial e Assinatura da Autoridade Policial. “Estamos dentro dos prazos previstos e com as documentações todas regularizadas, com conclusão prevista para maio deste ano”, informa a nota da Prefeitura.
Quanto às credenciais vencidas, a Prefeitura informou que estão em fase de renovação. “Nenhum GCM está sem credencial. Todas as credenciais que porventura estiverem vencidas se encontram em fase de renovação”, afirmou a Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário