quinta-feira, 3 de março de 2011

Parque Guaraciaba e Haras São Bernardo: população lutam por parques de áreas verdes locais

Há quase 25 anos que se busca uma solução para duas das maiores áreas verdes de Santo André: Parque Guaraciaba e Haras São Bernardo (conhecido como Chácara Baronesa).

Diante do completo descaso da Prefeitura, o vereador Tiago Nogueira resolveu tomar a iniciativa. Contando com o apoio da população, Tiago pretende transformar o Guaraciaba e o Haras São Bernardo em dois parques de áreas verdes, abertos aos munícipes e baseados na gestão e utilização das ZEIAs (Zonas Especiais de Interesse Ambiental).

Para isso, Tiago Nogueira criou na Câmara a Comissão de Assuntos Relevantes com o objetivo de apresentar iniciativas ambientais para os terrenos e realizou a Audiência Pública sobre o destino das duas áreas.

Outro ponto importante no debate sobre o Haras São Bernardo é a remoção das mais de 350 famílias que vivem no local e a definição de uma nova área para que possam construir seus lares.

Mais de duas décadas de luta

 - Parque Guaraciaba
Desde 1986 se busca uma solução para o Parque Guaraciaba. A área de 500 mil metros quadrados, que já foi apelidada de “Tancão da Morte”.

 - Haras São Bernardo (Chácara Baronesa)
Já o Haras São Bernardo foi tombado pelo Condephaat como área de proteção ambiental em 1987. Desde então, centenas de famílias ocuparam o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário