quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Degoverno Aidan conserta vazamento, porém ignora estrutura de ponte

 A Prefeitura de Santo André continua ignorando o risco iminente de queda em duas pontes sobre o Rio Tamanduateí, na Avenida dos Estados. Ontem, o Semasa esteve no local para substituir tubos de água que haviam rompido. As estruturas, no entanto, continuam sem manutenção. As passagens ficam no bairro Bangu.

Para substituir os canos, o Semasa precisou cavar mais buracos na cabeceira da ponte. Um trator foi utilizado na operação. Na avaliação do presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do ABC, Luiz Augusto Moretti, a movimentação do maquinário pesado pode contribuir para piorar ainda mais a estrutura. "Do jeito que está, qualquer incidente ali é gravíssimo."
Técnicos do Semasa, que não quiseram se identificar, informaram que, após o fechamento do buraco na pista, não irão recuperar a calçada. "Isso é responsabilidade do Estado", afirmaram. Os técnicos reconheceram que as pontes podem desabar a qualquer momento.

O Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos deve enviar amanhã ofício ao Departamento de Águas e Energia Elétrica e à Prefeitura para apurar de quem é a responsabilidade sobre as passagens, que ligam o Centro ao 2º Subdistrito. Após a definição, o conselho pode entrar com ação no Ministério Público.

O departamento estadual reiterou ontem que "pontes e viadutos são parte integrante do sistema viário local e, portanto, sua manutenção e conservação são de responsabilidade das prefeituras". O Daee deve iniciar em janeiro obra de recuperação de pontos críticos nas margens do Tamanduateí. O investimento é de R$ 10,8 milhões e as intervenções serão feitas em trecho de 1.200 metros.

O órgão informa que não recebeu do município nenhuma solicitação de ajuda para recuperar as pontes. O Semasa foi procurado, mas não se manifestou até o fechamento desta edição.


Oposição acusa Prefeitura de omissão

A falta de ação por parte da Prefeitura de Santo André para consertar a estrutura das pontes na Avenida dos Estados é vista como omissão por vereadores da oposição. Para Tiago Nogueira (PT), a administração está "passiva e aguardando uma tragédia". "Acidentes ocorrem por não acreditarem que vão ocorrer. Depois não adianta falar que é fatalidade", critica.

Na opinião do vereador, o Executivo deveria fazer os reparos, mesmo que a área seja de responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica. "A Prefeitura deveria fazer as obras e, caso comprove que a responsabilidade é do Estado, pedir contrapartida ao Daee", sugere.

O vereador promete encaminhar à Prefeitura ofício solicitando a interdição das passagens. "Ninguém quer o bloqueio sem motivo, mas não queremos que as pontes ofereçam risco de vida", finaliza.

http://www.dgabc.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário