sábado, 14 de maio de 2011

Promotor inicia investigação contra promessa de Poupatempo do Aidan

O promotor de Meio Ambiente de Santo André, José Luiz Saikali, iniciou investigação sobre a instalação de uma unidade do Poupatempo na área onde funcionava a empresa Rhodia Química, em Santo André. De acordo com o promotor, o terreno, que é contaminado (de acordo com relatório da CETESB), não pode receber o empreendimento.

“Precisamos, primeiramente, saber se existe licença ambiental para a obra. Caso não tomem conhecimento da investigação e da contaminação, poderemos solicitar que a obra seja embargada”, afirmou Saikali.

Caso - A confirmação da construção da nova unidade do Poupatempo (projeto do governo Estadual) foi apresentada no final do ano passoado, em decreto assinado pelo prefeito tornando a área de utilidade pública e autorizando a desapropriação do terreno.
De acordo com o decreto, a desapropriação será feita de forma "amigável ou judicial" e em caráter de urgência. O investimento total do governo do Estado no Poupatempo deve atingir R$ 60 milhões. O valor corresponde à implantação (construção, montagem, etc) e operacionalização nos cinco anos iniciais.  

Ao todo, a área da Rhodia Química possui quase nove mil metros quadrados. O terreno, no entanto, é considerado contaminado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
O Poupatempo disponibiliza à população mais de 400 serviços, entre eles a emissão de RG, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho e CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Por: Júlio Gardesani do Jornal ABCD Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário