domingo, 22 de maio de 2011

Em campanha, Prefeito Aidan promove seu número e slogan em jogos infantis

Com a suposta intenção de promover o "Encontro de Culturas Cigana e Indígena em Paranapiacaba" o prefeito Aidan Ravin mandou colocar na bolsa dos alunos da rede municipal um panfleto que vem carregado de mensagem subliminar para sua campanha à reeleição.


Com o pretexto de ser um jogo cultural, no interior do material publicitário o jogo vai indicando informações sobre o nome informações da Vila. Na casa 11 o material traz a mensagem  “Paranapiacaba em Tupi significa: lugar de onde se vê o mar”. Até aí tudo bem com o material, mas a grosseria começa com a mensagem  subliminar de campanha escancara no tabuleiro do jogo na casa 13 “Que Pena! Volte duas casas” , referindo-se as gestões de seus opositores, já que na casa 14 do jogo refere a mensagem “Parabéns. Você ganhou!!! Vire a página e veja seu prêmio!

O material faz menção, mesmo que modo velado, ao 13 correspondente ao PT . Já o 14 seria referência ao número do PTB, partido do prefeito Aidan Ravin. Como é de conhecimento de todos, no ano de 2008 no 2º turno o candidato Aidan Ravin criou um veículo de comunicação diário da campanha que foi o "Onda 14" e com a promessa de "virar a página" na história de Santo André venceu as eleições.

Em uma campanha em que um dos candidatos tenta a reeleição ou é apoiado por quem está no poder, é difícil saber até que ponto atua o governo e começa a militância. Por atravessar essa fronteira tênue, o prefeito Aidan já foi flagrado diversas vezes usando a máquina para promover-se. Aidan continua atuando “de forma subliminar” em favor de si próprio mobilizando funcionários comissionados até para fazer pesquisas para promover sua gestão.

Durante o período que está no governo  já houve diversas denúncias de abuso de poder  do prefeito Aidan.  No mês de março uma  munícipe apresentou ao Ministério Público o pedido de averiguação e tomada de providências sobre a utilização do portal oficial da Prefeitura de Santo André (www.santoandre.sp.gov.br) como promoção pessoal do prefeito Aidan Ravin, após as denúncias a matéria foi retirada do ar.

No mês abril rodava nos equipamentos públicos um  questionário que estava sendo utilizado por funcionários comissionados da prefeitura para promover o prefeito da cidade. Com a justificativa de analisar os programas executados pelo governo, embutia de forma clara a promoção pessoal do prefeito Aidan.

No mês de maio, além do panfleto publicitário aqui mencionado, já havia denúncia de que o  governo mais uma vez desrespeitava as leis utilizando os Parques Celso Daniel, Antônio Fláquer (Ipiranguinha) e Regional da Criança para fazer propaganda pessoal fixando faixas no dia das mães com frases com sua logo pessoal.

Aos jornais da região o secretário de Orçamento e Planejamento, Arnaldo Augusto Pereira, negou que a intenção tenha sido essa. Para ele, não houve apelo político. "Culturalmente 13 é um número de azar, independente do partido. Acredito que a pessoa que desenvolveu o jogo não teve esse intuito. Não tem alusão política."
Segundo a legislação, a publicidade oficial que é custeada por recursos públicos, deve ter somente o caráter educativo, informativo ou de orientação social, e por essa razão não poderia ser utilizada para a promoção pessoal, com publicação de matérias que visam à promoção de cumprimento de promessas do gestor público municipal.

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