sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Saudade do PT na prefeitura, pelos menos tinha planejamento

 Todas as obras entregues pelo governo Aidan tiveram início durante a gestão do PT

O sucesso de um governo está no planejamento de suas ações. Esta foi a ferramenta fundamental utilizada pelos sucessivos governos petistas na Prefeitura de Santo André, com criação de políticas públicas inovadoras que deram visibilidade à cidade nacional e internacionalmente, com objetivo principal de melhorar a qualidade de vida da população andreense.

Infelizmente, o mesmo não pode ser dito do atual governo municipal, cujas atividades planejadas são difíceis de serem detectadas. A impressão que temos é de que reina a improvisação, além da vontade política de “apagar” as marcas deixadas pelas gestões do Partido dos Trabalhadores – PT.

O Partido dos Trabalhadores – PT - chegou ao Paço Municipal com uma filosofia de trabalho inovadora. Em 1989, o saudoso companheiro Celso Daniel toma posse como prefeito pela primeira vez em Santo André invertendo as prioridades da gestão. Até então, os governantes se preocupavam em administrar para as regiões mais centrais da cidade.

O PT procurou investir prioritariamente na periferia do Município, invisível para as administrações anteriores. Criou o inédito Orçamento Participativo - OP, fazendo uma parceira política importante com a população, que pela primeira vez na história de Santo André, passou a decidir em conjunto com a Prefeitura a aplicação dos recursos do orçamento municipal.

O processo democrático foi possível porque a população entendeu a nova forma de governar se envolveu, compareceu nas reuniões do Orçamento Participativo, elegeu as prioridades para cada região e o Conselheiro (a) para representá-la, durante o processo.

A participação popular foi a marca das gestões do PT em Santo André. Porque abriu as portas da prefeitura para os anseios do povo, possibilitando a inclusão dos vários segmentos da população nas políticas públicas criadas por meio de projetos inovadores, que foram premiados tanto no Brasil como no Exterior. Também serviram de inspiração para prefeitos de diversos municípios, além do governo do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Como por exemplo, o Bolsa Família
A equipe de governo também promoveu a Modernização Administrativa, visando a agilização dos tramites burocráticos. Ao mesmo tempo, criou a Praça de Atendimento A População, implementou o Programa de Paisagismo Urbano, o Eja  - Educação de Jovens e Adultos, a Sabina Escola do Conhecimento, além de projetos para a Terceira Idade, para Juventude, Urbanização de Favela, entre outros.

O grande diferencial das gestões do PT em relação ao governo que esta aí é a falta de planejamento. Enquanto o PT pensava na cidade para as atuais e futuras gerações, a administração Aidan age na base do improviso. A maior prova é que depois de dois anos da posse, ainda não mostrou a que veio. Não apresentou nenhum projeto inédito. O Poupatempo da Saúde ainda está no papel. Foi inaugurado, mas as especialidades ainda não chegaram.

Todas as obras entregues pelo governo Aidan tiveram início durante a gestão do PT exemplo: as casinhas do Jardim Alzira Franco, a Escola do Parque Capuava, os Apartamentos. Enfim, até o momento o que a administração tem feito é tentar apagar as marcas do PT na cidade. Como o projeto paisagístico, arrancando árvores e plantas ornamentais que embelezam a cidade. Acabou com o Orçamento Participativo. Enfim, está provocando um retrocesso político em nosso município.

Artigo de José Montoro Filho é vereador o PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário