segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Funcionária de Aidan faz campanha dentro do Posto de saúde


Responsável por remédios distribui cartões eleitorais do vereador Toninho de Jesus

A servidora responsável pela entrega de remédios na Farmácia da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Helena, em Santo André, foi flagrada nesta sexta-feira (14/09) pela reportagem do ABCD MAIOR em campanha eleitoral para o vereador Toninho de Jesus, que busca a reeleição pelo DEM, partido coligado com o PTB do prefeito Aidan Ravin.

A jornalista ficou na fila da UBS e observou que a funcionária entrega os medicamentos e junto o material publicitário do parlamentar. Trata-se de um cartão com a foto de Toninho de Jesus ao lado do radialista Eli Correa e seu filho, o deputado federal Eli Correa Filho (DEM).

Após um morador deixar o balcão de atendimento da farmácia da UBS, a reportagem do ABCD MAIOR aproximou-se e informou que a tinha visto entregar o cartão e solicitou um. “Você conhece o vereador?”, perguntou a funcionária. A repórter disse que sim e prontamente a servidora pegou quatro cartões. “Leva e entrega para seus amigos também”, afirmou.

Ao ser indagada qual seria seu nome, a funcionária afirmou que é Elis. Pelo site do Ministério da Saúde, a Unidade de Saúde da Vila Helena tem uma funcionária chamada Elis Regina Berbe, contratada em 13 de outubro de 2011 como recepcionista geral, através de uma ONG. A carga horária é de 40 horas semanais.

O vereador Toninho de Jesus disse desconhecer que a funcionária faça campanha  para ele.  “Não tenho conhecimento disso. Eu não aprovo esse tipo de coisa. Vou passar lá na UBS para saber o que está acontecendo. Para ajudar tem poucas pessoas, mas para atrapalhar tem muitas”, afirmou o democrata.

A reportagem do ABCD MAIOR flagrou a funcionária porque nesta quinta-feira (13/09) o morador Vanderlei Franco Domingos foi até a UBS da Vila Helena para pegar duas caixinhas de fitas para verificar a diabetes de sua filha e recebeu o cartão, além de ter observado outros moradores receberam das mãos de Elis a propaganda eleitoral do vereador. “Não achei correto e decidi denunciar. Dentro de órgão público não pode fazer campanha”, disse.

Ao ser indagada sobre o acontecimento, a administração de Aidan afirmou que abrirá sindicância para apurar os fatos. “A Prefeitura de Santo André informa que, ciente das restrições impostas pelo período eleitoral, divulgou antes do início do mesmo, comunicado a todos os funcionários alertando sobre a Resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que regula e estabelece as restrições pertinentes ao período eleitoral. Reforço também foi feito por meio do sistema de e-mail para comunicados internos (intranet – PSA)”, disse a nota oficial da Prefeitura.

Além das restrições impostas pela legislação nacional, Santo André também tem lei específica de número 1.492/59 (Estatuto dos Servidores Públicos Municipal) que proíbe a veiculação de propaganda eleitoral,  sob qualquer forma, nos prédios públicos municipais. De acordo com a Prefeitura, eventuais transgressões serão punidas.

Por: Gislayne Jacinto do Jornal ABCD Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário