segunda-feira, 30 de julho de 2012

Defunto não vota, mas... Fake vota?

Ator faleceu e sua imagem está sendo utilizada por 
apoiadores de Aidan Ravin para atacar Carlos Grana.
O  prefeito Aidan Ravin e sua turma vive aprontando na cidade de Santo André e por isso sua rejeição já está na casa de 53,1% segundo a última pesquisa.

Engraçado é saber que apoiadores de Aidan conseguirão tirar essa diferença, promovendo sua campanha na web com perfis falsos.

O mais recente perfil que só posta informações contra o PT e promove a campanha do prefeito Aidan Ravin é um tal de Eduardo Paes (http://www.facebook.com/eduardo.paes.3532).

Após análise em nosso sistema anti-fake, constatamos que a imagem do perfil é de uma pessoa que já faleceu (http://www.curtasantos.com.br/Blog/Post.aspx?id=410) . Trata-se do ator, escritor e diretor Eduardo Furkini  que atuou em vários espetáculos adultos e infantis, performances, filmes e vídeos institucionais. Fundou na década de 1990 a Cia de Teatro Era Uma Vez que continua ativa e levando o nome de Santos a várias cidades do país; idealizou o projeto A Escola Vai Ao Teatro, que possibilitou a milhares de crianças o primeiro contato com essa arte.
Existe a Associação Eduardo Furkini  AEF, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que nasceu do desejo de manter viva e perpetuar a memória de nosso saudoso José Eduardo Gonçalves, em artes, Eduardo Furkini, uma pessoa cativante e possuidora de múltiplas capacidades. (http://icvc.org.br/eduardofurkini/)

Fake ataca perfil oficial de Carlos Grana.

Além de promover a candidatura do prefeito, o perfil falso Eduardo Paes, foi até o perfil da campanha do seu opositor e postou mensagens de acusações infundadas.

Conforme o Código penal brasileiro em seu art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave. #ficaadica.

Nota

Depois que a denúncia foi postada aqui em nosso blog, o Eduardo Paes rapidamente mudou o sua foto do perfil, porém, ao entrar no mural do mesmo, notamos que o perfil continua a se utilizar de ataques ao adversário do Aidan nestas eleições. Vale lembrar que a resolução do TSE 23.370 afirma em seu Art. 21.  É livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato durante a campanha eleitoral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário