segunda-feira, 18 de abril de 2011

Desgoverno Aidan: Sem segurança, adolescentes caminham em área isolada

Mesmo com faixas da Defesa Civil sinalizando que é proibido pisar ali, a área da figueira centenária do Parque Celso Daniel, em Santo André, foi invadida por adolescentes na tarde de ontem. Na última quinta-feira, um galho da árvore caiu e matou a aposentada Leda da Silva Maubrigades, 68 anos.

A equipe do Diário presenciou o momento em que o grupo de sete jovens entrou no local. Eles foram advertidos por uma funcionária da Frente de Trabalho da Prefeitura, mas não se importaram. Um deles chegou a dizer: "Eu tenho plano de saúde, tia."

Crianças desavisadas também acabaram ultrapassando a faixa que tenta isolar a área. Um menino de bicicleta se separou dos pais e passou bem ao lado da figueira.

Não havia guardas no local, apenas a funcionária, que pouco conseguia fazer para impedir as pessoas de ultrapassarem a faixa.
AVALIAÇÃO

O Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André) se reúne hoje, a partir das 9h, para decidir sobre o futuro da figueira. A árvore, tombada desde 1992 pelo órgão municipal, está contaminada por fungos, conforme avaliação do diretor do Depav (Departamento de Parques e Áreas Verdes), Valdemar Campeão Júnior. Campeão indicou a derrubada da árvore, mas isso só pode ser feito após autorização do Comdephaapasa.

A remoção dos galhos caídos e posterior limpeza da área foi concluída no sábado por técnicos do Depav.
Mobilização já começou nas redes sociais
A página no Fecebook pode ser aberta pelo link: CLIQUE AQUI

Moradora de Santo André, Denise Castellani, destacou entre os seus comentários “Acho que deveríamos nos organizar e marcar um ato de repúdio à tentativa de assassinar a figueira... vamos população andreense... Essa do desgoverno não vamos engolir!!!”.

Militantes das redes sociais favoráveis a preservação da figueira centenária estão fazendo campanhas no Orkut por meio do promova, no Facebook e também pelo Twitter.

Faça parte desta mobilização em defesa do meio ambiente!


Informações: DGABC - Camila Galvez

Fotos: Fatima Crhis

Nenhum comentário:

Postar um comentário