terça-feira, 21 de junho de 2011

Derrota do Motoserra Aidan: Conselho decide manter figueira no Celso Daniel

Integrantes do Condephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André) decidiram não remover a figueira centenária do Parque Celso Daniel. A determinação foi tomada durante reunião na manhã de hoje, na qual ficou acertado que apenas podas conservadoras devem ser realizadas. Em 14 de abril, a queda de um galho da árvore causou a morte da aposentada Leda da Silva Maubrigades, 68 anos.

Durante reunião no dia 14, nada foi resolvido por falta de quórum. O presidente do conselho, Márcio Bueno, explicou que é necessário que haja pelo menos sete dos 12 integrantes do órgão (ou os suplentes dos ausentes) para que se possa deliberar. "Um dos integrantes teve de se ausentar", explicou.

Na reunião de maio não foi possível tomar decisão sobre o assunto porque o conselho considerou o laudo do Departamento de Parques e Áreas Verdes - que afirmou que a figueira estava condenada -, insuficiente. O Condephaapasa solicitou laudo técnico ao Instituto Florestal, que determinou poda drástica da figueira, ou ainda a remoção total. "Foi diagnosticada a senilidade da árvore. Ela está muito velha, portanto, novos galhos devem cair", reconheceu Bueno. Ele preferiu não dar opinião pessoal sobre o caso. "Prefiro esperar para deliberar com os outros integrantes do conselho."

http://www.dgabc.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário